O Fundo de Energia (FUNAE) participa, desde segunda-feira, numa Missão Técnica de Troca de Experiências na Nigéria, com o objetivo de reforçar as suas capacidades técnicas e institucionais no domínio da eletrificação rural.
A missão decorre no âmbito de um intercâmbio estruturado com a Agência de Eletrificação Rural da Nigéria (REA), entidade de referência a nível continental na implementação de soluções descentralizadas de energia, com destaque para as mini-redes, financiamento baseado em resultados e promoção do uso produtivo da energia.
Desta missão, os técnicos do FUNAE esperam recolher experiências e boas práticas relacionadas com as estruturas de governação e mecanismos de financiamento adotados pela REA, o envolvimento do sector privado em projectos fora da rede, bem como as abordagens integradas entre energia e agricultura que impulsionam o desenvolvimento económico local.
A iniciativa enquadra-se no compromisso do FUNAE de promover a transição energética e acelerar o acesso universal à energia sustentável em Moçambique, através da cooperação técnica e do fortalecimento institucional. A missão tem apoio da Enabel, Agência de Cooperação Belga.

































