Mini-redes do FUNAE passam à gestão privada

Maputo, 14 Abril (FUNAE) – Parte das mini-redes construídas pelo Fundo de Energia (FUNAE,FP),  em diversas partes do país, passa a ser geridas por entidades privadas, no âmbito da decisão da instituição sobre as infraestruturas de geração de energia.

Para o efeito, o FUNAE rubricou hoje em Maputo um contrato de serviço com três entidades privadas para a passagem à gestão privada das mini-redes, concessionadas em regimes de “clusters”.

Trata-se da TelConsultores, o Consórcio ADEL & KKZ Group e NONISA Lda que farão a gestão privada de centrais existentes nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Inhambane e Maputo província.

O processo de selecção das três empresas baseou-se em um concurso público e, num medida gradual, mais centrais serão igualmente concessionadas.

Nos primeiros três meses, o FUNAE fará o acompanhamento dos novos gestores das mini-redes, com vista a garantir a transmissão do conhecimento técnico bem como a apresentação às comunidades nos locais onde foram implantadas as infraestruturas de geração de energia eléctrica.

Dados da notícia

Notícias Recentes

SBA's

Trabalho de Campo

Mini Hídrica

Rede de Distribuição

PAC's

Iluminando Tete

Iluminando Inhambane

Iluminando Gaza

Iluminando Maputo