Maputo, 14 Abril (FUNAE) – Parte das mini-redes construídas pelo Fundo de Energia (FUNAE,FP), em diversas partes do país, passa a ser geridas por entidades privadas, no âmbito da decisão da instituição sobre as infraestruturas de geração de energia.
Para o efeito, o FUNAE rubricou hoje em Maputo um contrato de serviço com três entidades privadas para a passagem à gestão privada das mini-redes, concessionadas em regimes de “clusters”.
Trata-se da TelConsultores, o Consórcio ADEL & KKZ Group e NONISA Lda que farão a gestão privada de centrais existentes nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Inhambane e Maputo província.
O processo de selecção das três empresas baseou-se em um concurso público e, num medida gradual, mais centrais serão igualmente concessionadas.
Nos primeiros três meses, o FUNAE fará o acompanhamento dos novos gestores das mini-redes, com vista a garantir a transmissão do conhecimento técnico bem como a apresentação às comunidades nos locais onde foram implantadas as infraestruturas de geração de energia eléctrica.