PME convidadas a abraçar a gestão das mini-redes do FUNAE
Maputo, 11 Abril (FUNAE) – As Pequenas e Médias Empresas (PME) têm abertas enormes oportunidades de participar na promoção das mini-redes, através das diversas janelas de financiamento que o sector energético oferece.
O convite foi feito pelo Administrador do FUNAE para o Pelouro de Projectos , Joaquim Macanguisse, no painel de debates subordinado ao tema “Inclusão Energética – Promoção de uma Indústria Energética mais Inclusiva e o Papel das Energias Renováveis e Sustentabilidade: Como as PMEs Podem Beneficiar da Transição Energética”.
Na conferência anual, organizada pela Smart Business Innovation, Macanguisse disse quinta-feira que as PME podem ser investidoras de mini-redes para áreas selecionadas, introduzir tecnologias para uso produtivo de energia, bem como diferentes serviços para suporte na cadeia de valor para o mercado das mini-redes na componente offgrid.
“A nossa ambição é contribuir com maior número de mini-redes para o acesso universal em 2030 em Moçambique, bem como a promoção de emprego, desenvolvimento local e transição energética”, disse o Administrador Macanguisse.
O evento organizado pela Smart Business Innovation tem o seu termo agendado para hoje, mas no primeiro dia de trabalhos, teve como um dos pontos mais altos os debates sobre a inclusão energética.