Presidente da República inaugura Mini-Rede de Bazaruto

Maputo, 01 Agosto (FUNAE) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a Mini-Rede da Central Fotovoltaica de Bazaruto, Posto Administrativo do mesmo nome, distrito de Inhassoro, na Província de Inhambane.

Trata-se de um empreendimento de geração de energia a partir de fonte limpa e renovável, cuja capacidade de produção anual é de 365 Megawatts por hora (MWh), e possui um banco de baterias capaz de armazenar 900 kWh de energia eléctrica.

À central, de modelo contentorizado, já foram conectadas mais de 50% das 400 ligações previstas. À sua rede, com uma extensão de 20km de Média Tensão e 10km de Baixa Tensão, estão ligadas infraestruturas públicas e sociais, como a sede do Posto; Escola; Centro de Saúde; Posto Policial; Residências; o furo de água potável só para citar alguns exemplos.

“Estas infraestruturas constituem uma demonstração inabalável da nossa vontade e trazer o desenvolvimento a todos os cantos do nosso”, disse Filipe Nyusi, anotando que o esforço feito para levar a energia até Bazaruto é um investimento na melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.

Segundo o Chefe de Estado, o objectivo da sua governação é melhorar a vida das pessoas, tornando Moçambique num país cada vez mais próspero e inclusivo.

O empreendimento de geração de energia eléctrica de Bazaruto comporta um total de 500 painéis solares, de 400W cada, com uma capacidade de geração de 200 quilowatts peak por hora (kWp).

Dados da notícia

Notícias Recentes

SBA's

Trabalho de Campo

Mini Hídrica

Rede de Distribuição

PAC's

Iluminando Tete

Iluminando Inhambane

Iluminando Gaza

Iluminando Maputo