Maputo, 01 Agosto (FUNAE) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a Mini-Rede da Central Fotovoltaica de Bazaruto, Posto Administrativo do mesmo nome, distrito de Inhassoro, na Província de Inhambane.
Trata-se de um empreendimento de geração de energia a partir de fonte limpa e renovável, cuja capacidade de produção anual é de 365 Megawatts por hora (MWh), e possui um banco de baterias capaz de armazenar 900 kWh de energia eléctrica.
À central, de modelo contentorizado, já foram conectadas mais de 50% das 400 ligações previstas. À sua rede, com uma extensão de 20km de Média Tensão e 10km de Baixa Tensão, estão ligadas infraestruturas públicas e sociais, como a sede do Posto; Escola; Centro de Saúde; Posto Policial; Residências; o furo de água potável só para citar alguns exemplos.
“Estas infraestruturas constituem uma demonstração inabalável da nossa vontade e trazer o desenvolvimento a todos os cantos do nosso”, disse Filipe Nyusi, anotando que o esforço feito para levar a energia até Bazaruto é um investimento na melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.
Segundo o Chefe de Estado, o objectivo da sua governação é melhorar a vida das pessoas, tornando Moçambique num país cada vez mais próspero e inclusivo.
O empreendimento de geração de energia eléctrica de Bazaruto comporta um total de 500 painéis solares, de 400W cada, com uma capacidade de geração de 200 quilowatts peak por hora (kWp).