Residentes de Nagonha Beneficiam de Energia Eléctrica Produzida pela Central Fotovoltaica

Os residentes do Povoado de Nagonha, na Localidade de Alto Maganha, Distrito de Pebane, Província da Zambézia, passaram, desde segunda-feira, a beneficiar de energia eléctrica gerada pela Central Fotovoltaica construída pelo Fundo de Energia, FP (FUNAE, FP), com a inauguração por Sua Excelência, Pio Matos, Governador da Província da Zambézia.

A Central Fotovoltaica de Nagonha, financiada pelo Governo do Reino da Bélgica, através da Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel), possui uma capacidade instalada de 200 kWp e produzirá anualmente cerca de 365 MWh de energia. O sistema de armazenamento de energia associado à central tem uma capacidade de 1171,2 kWh.

A rede eléctrica local possui uma extensão total de 20,5 quilómetros, dos quais 2,5 km de Média Tensão e os restantes 18 km de Baixa Tensão. A meta inicial de 835 ligações previstas para a primeira fase já foi alcançada, prevendo-se a densificação para a cobertura de todos os residentes do povoado.

Na ocasião, o Governador da Província da Zambézia, exortou ao FUNAE, FP a continuar a mobilizar toda a sua inteligência, esforços e recursos com vista a expandir, cada vez mais, o acesso à energia eléctrica a todos os cantos da província.

Dados da notícia

Notícias Recentes

SBA's

Trabalho de Campo

Mini Hídrica

Rede de Distribuição

PAC's

Iluminando Tete

Iluminando Inhambane

Iluminando Gaza

Iluminando Maputo