Os residentes do Povoado de Nagonha, na Localidade de Alto Maganha, Distrito de Pebane, Província da Zambézia, passaram, desde segunda-feira, a beneficiar de energia eléctrica gerada pela Central Fotovoltaica construída pelo Fundo de Energia, FP (FUNAE, FP), com a inauguração por Sua Excelência, Pio Matos, Governador da Província da Zambézia.
A Central Fotovoltaica de Nagonha, financiada pelo Governo do Reino da Bélgica, através da Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel), possui uma capacidade instalada de 200 kWp e produzirá anualmente cerca de 365 MWh de energia. O sistema de armazenamento de energia associado à central tem uma capacidade de 1171,2 kWh.
A rede eléctrica local possui uma extensão total de 20,5 quilómetros, dos quais 2,5 km de Média Tensão e os restantes 18 km de Baixa Tensão. A meta inicial de 835 ligações previstas para a primeira fase já foi alcançada, prevendo-se a densificação para a cobertura de todos os residentes do povoado.
Na ocasião, o Governador da Província da Zambézia, exortou ao FUNAE, FP a continuar a mobilizar toda a sua inteligência, esforços e recursos com vista a expandir, cada vez mais, o acesso à energia eléctrica a todos os cantos da província.


































