Publicado em: 12.10.2023 ás 8:12 AM
Energia do FUNAE vendida a partir das carteiras móveis
Maputo, 12 Out (FUNAE) – Os consumidores de energia eléctrica gerada a partir das centrais fotovoltaicas construídas pelo Fundo de Energia (FUNAE) passarão a adquirir, a breve trecho, o saldo para o consumo por via das carteiras digitais das operadoras de telefonia móvel, que operam no mercado moçambicano.
Para o efeito, o FUNAE manteve encontros com várias empresas vocacionadas à prestação deste serviço assim como as empresas do mercado de telefonia móvel, com vista a discutir os diversos aspectos conducentes à implementação desta solução tecnológica na venda de energia eléctrica.
Segundo Timóteo Titosse, técnico da Divisão de Electrificação do FUNAE, o processo está bem avançado, porquanto os dispositivos necessários para a venda da energia já se encontram disponíveis, faltando apenas concretizar a integração do serviço.
“Estamos satisfeitos e confortáveis com as actividades até então realizadas tanto com as empresas vocacionadas assim como as operadoras de telefonia móvel e, muito provavelmente até ao primeiro semestre do próximo ano tenhamos o processo a funcionar”, disse Titosse.
Na sua implementação, a solução tecnologicamente inovadora, segundo a fonte, será aplicada em todas as mini-redes do FUNAE em todo o território moçambicano, e desta feita aliviar os constrangimentos enfrentados pelos pouco mais de 7550 consumidores, cujo acesso à energia é assegurado pelas centrais fotovoltaicas.
Mas por outro lado, o sucesso da iniciativa, segundo Titosse, vai descongestionar a pressão dos beneficiários no acesso às recargas da energia, uma vez que o mesmo operador afecto à central tinha de realizar simultaneamente as operações a nível do empreendimento, garantir a monitoria entre outras acções de sua responsabilidade no funcionamento do empreendimento.
Todavia, a implementação desta iniciativa mais do que baixar a pressão que recai sobre os operadores das centrais, vai conferir muito mais conforto aos clientes que não ficarão privados do acesso à energia, quando o operador estiver indisponível.
A adopção deste serviço tem múltiplas vantagens para os consumidores da energia gerada pelas centrais solares, na medida em que os clientes não precisam de um telemóvel sofisticado, bastando, para o efeito, ter apenas um aparelho simples e o acesso à rede de telefonia móvel.
Em relação aos locais ainda não cobertos pelo sinal de telefonia móvel, o FUNAE está a estudar a possibilidade de continuar com o método de venda na boca de caixa, com vista a garantir que todos os consumidores tenhamos acesso a energia eléctrica.