Dimensionando o Sector Off-Grid em Moçambique – o caso das mini-redes

O Fundo de Energia (FUNAE) integrou os debates de um evento paralelo cujo painel temático “Dimensionando o Sector Off-Grid em Moçambique – Caso das mini-redes”, está inserido nos trabalhos da Conferência das Partes (COP28), que está a decorrer no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

O director da Divisão de Estudos e Planificação, Mobilização de Recursos, Edson Uamusse, que representou a instituição, apresentou uma resenha que reflecte a situação actual acerca da taxa de acesso à energia e o investimento necessário para o seu aumento.

A fonte apontou aspectos na reforma legal vista a ampliar o acesso à energia nas zonas off-grid, como é o caso do Regulamento para o Acesso à Energia nas zonas off-grid de 2021-2022; a Lei de Electricidade Revista de 2022.

No capítulo da planificação, referiu-se à Estratégia Nacional de Electrificação; o roteiro de electrificação off-grid; o plano de electrificação off-grid bem como a Estratégia de Transição Energética, lançada durante os trabalhos da COP28.

Investir no mercado off-grid constitui uma fonte de ganhos económicos a avaliar pelo custo de desenvolvimento de um projecto, que é inferior a 100 mil dólares americanos. Mas por outro lado, os beneficiários estão numa fasquia de consumo entre 30 a 50kWh por mês, para além de ser um mercado cujas tarifas podem ser negociadas.


Categoria: Sem categoria  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisa

Categorias

Arquivos

Projectos Recentes

Os Nossos Parceiros