FUNAE, FP assina protocolo de parceria com Galp Energia

O Fundo de Energia (FUNAE) e a Galp Energia assinaram ontem, dia 30 de Maio, nas instalações do Hotel Polana na cidade de Maputo, um protocolo de parceria que tem como objectivo a implementação de um projeto social que consiste na instalação de sistemas solares fotovoltaícos em escolas, centros de saúde e nas comunidades das províncias de Maputo, Sofala, Manica e Cabo Delgado.

O protocolo de parceria foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do FUNAE, dr. António Osvaldo Saíde e o Presidente da Comissão Executiva da GalpEnergia, Eng.° Carlos Gomes da Silva.

A iniciativa tem um orçamento estimado em 40.000.000,00 (Quarenta milhões de Meticais) e prevê-se que as actividades decorram num período de 2 anos. Com a implementação do projecto, espera-se ao nível das vilas eletrificadas, contribuir-se para a melhoria a qualidade de vida população através do provimento de serviços de iluminação e uso de equipamentos electrónicos (TV/DVD, rádio, telefones celulares, etc.) nas residências, escolas, centros de saúde, estabelecimentos comerciais e outras infraestruturas administrativas.

Nas escolas, espera-se melhorar serviços de educação nomeadamente, facilidade dos alunos prepararem as suas lições e os professores as suas aulas durante a noite, com suporte de equipamentos informáticos como computadores, impressoras, entre outros dispositivos.

Nos centros de saúde, espera-se melhorar a qualidade dos serviços de saúde, nomeadamente, uso de equipamentos laboratoriais para análises clinicas, uso de geleiras para conservação de vacinas e medicamentos, bem como a possibilidade de melhoria no atendimento nocturno, usando a iluminação em substituição de velas e outras fontes não convencionais.

Na sua intervenção, o dr. António Osvaldo Saíde, PCA do FUNAE, disse que para o Governo este tipo de iniciativas com o sector privado devem ser replicadas e valorizadas para permitir que mais pessoas tenham acesso a energia.

O PCE da Galp, Eng.° Carlos Gomes da Silva, destacou que esta parceria inteligente com o FUNAE vem com reforçar a sua presença num ano em que a empresa comemora o seu intuito o sexagésimo aniversário da GALPENERGIA através da politíca de responsabilidade social exercida pela FUNDAÇÃO GALP.

Com a assinatura deste protocolo, as partes pretendem regular as suas relações de cooperação em várias formas no desenvolvimento, financiamento e na implementação do projecto providenciando oportunidades para o desenvolvimento das zonas rurais com o acesso de energia em todo o País.

A cerimónia contou com a presença de S.Excia Leticia Klemens, Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Embaixadora de Portugal em Moçambique, Consul de Portugal em Moçambique, dirigentes do sector dos recursos minerais, membros do colectivo de direcção do FUNAE.


Categoria: Energia Solar  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisa

Categorias

Arquivos

Projectos Recentes

Os Nossos Parceiros