Recurso Solar

A radiação solar a uma escala global varia essencialmente em função da atmosfera, geometria e do movimento do planeta relativamente ao sol, sendo que numa escala local, a variação da radiação solar encontra-se maioritariamente associada à morfologia do terreno, ou seja, variações de elevação, declive, exposição e sombreamento.

Moçambique apresenta uma radiação global em plano horizontal elevada quando comparada com bons locais na Europa e Ásia, sendo bastante próxima de alguns dos melhores locais do mundo, África do Sul e Califórnia.

Potencial Solar de Moçambique

Potencial Solar de Moçambique

Moçambique tem um bom recurso solar, consistente ao longo do território e estável ao longo do ano.

Estudo do Potencial Solar

Para o estudo do potencial solar, foram recolhidos e analisados os dados de radiação global em plano horizontal de 11 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (período 1970-2000), e os dados disponibilizados pelo World Radiation Data Center (WRDC), para 17 estações de medição (entre 8 a 28 anos de registos existentes).

Foram instalados 16 piranómetros, em 12 localizações dispersas por todo o território e foram registadas medições com uma amostragem de 2 em 2 segundos e registo de 10 em 10 minutos, ao longo de mais de 1 ano.

Com base nos dados históricos e provenientes das medições de radiação global em plano horizontal recolhidas na campanha de medição foram calibrados os dados de satélite para todo o território e calculada a radiação global em plano horizontal.

Potencial Solar de Moçambique

Classes de Radiação Global em Plano Horizontal [KWh/m2/ano]

Em Moçambique, a radiação global em plano horizontal varia entre os 1.785 e 2.206 kWh/m2/ano.

Com base na radiação global em plano inclinado e na análise de declive do terreno, densidade florestal e áreas inundadas, o potencial solar de Moçambique é de 23 TWp.

Atlas do Potencial Solar de Moçambique

Moçambique tem mais de 2,7 GW de potencial, dos quais 599 MW com capacidade de ligação à rede

O recurso solar oferece inúmeras possibilidades quer para ligação à rede, quer para projectos de electrificação rural.

Com o objectivo de ligação à rede, sem recurso a baterias, foram identificados e estudados 189 locais com área suficiente para a instalação de 2,7 GW de solar fotovoltaico na proximidade de subestações existentes.

Para cada subestação e com base na respectiva potência de curto-circuito foram seleccionados os melhores projectos, num total superior a 599 MW.

As províncias de Maputo e Tete são as que apresentam maior potencial para projectos solares ligados à rede, essêncialmente devido à robustez das infra-estruturas de transporte.

No total, Moçambique tem mais de 2,7 GW de potencial, dos quais 599 MW com capacidade de ligação à rede

Projectos Solares Identificados

A energia solar pode ser competitiva com financiamento e dimensão adequados

A relativa uniformidade do recurso ao longo do território e a proximidade às subestações resulta num número significativo de projectos com custos similares de norte a sul do país. A principal diferença entre os projectos deve-se mais à dimensão do que ao recurso.

Projectos com potências inferiores a 5 MW apresentam custos superiores aos de maior dimensão.

O custo dos projectos solares pode também variar muito com a taxa de financiamento devido ao elevado peso do investimento inicial. Uma adequada estratégia de financiamento, beneficiando de condições concessionais ou de crédito à exportação, poderia tornar a energia solar fotovoltaica competitiva.

A energia solar tem a vantagem de ocorrer apenas em horas de maior consumo onde o seu valor é superior. A tecnologia tem sofrido fortes reduções de custo, que se espera continuem a verificar nos próximos anos. Esta perspectiva, juntamente com a rapidez de implementação, tornam a energia solar uma solução cada vez mais atractiva para Moçambique.

Custo Nivelado da Energia dos Projectos Prioritários

Atlas do Potencial de Biomassa de Moçambique

Custo Nivelado da Energia dos Projectos Prioritários

Os Nossos Parceiros